Como Consultar PIS e Obter Outras Informações ( Tudo Sobre )

Para quem não sabe, o PIS nada mais é do que o Programa de Integração Social. Já Pasep é a sigla que serve para Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público e muita gente se pergunta como consultar PIS / Pasep.

Ambos esses programas são utilizados pelas empresas e órgãos públicos para o depósito de contribuições a um fundo que está ligado aos seus empregados, que é o fundo do PIS/Pasep.

Esse dinheiro que é colocado no fundo, atualmente, vai para o FAT, que é o Fundo de Amparo ao Trabalhador. É ele que faz o pagamento do abono salarial e também do seguro-desemprego.

É comum ter dúvidas a respeito dessas e muitas outras siglas e não saber bem como fazer para consultar PIS e outras informações de beneficiário. No entanto, se você quer saber mais sobre isso, basta continuar lendo e ver as dicas a seguir.

Como saber o número do PIS/Pasep

Pois bem, se você deseja consultar PIS, antes precisa saber o número dele, não é mesmo?!

Vale lembrar que o número do PIS Pasep serve para que os trabalhadores possam consultar se possuem direito a algum tipo de benefício, tal como o abono salariar e também o saque de cotas do fundo PIS Pasep.

A principal diferença entre esses dois números é que um deles é ligado ao trabalhador da iniciativa privada, que é o PIS, enquanto o outro é ligado ao trabalhador do setor privado, que é o Pasep.

Vale lembrar que o número do PIS de um empregado é o mesmo número do NIS, que é o Número de Identificação Social, e também do NIT, que é o Número de Identificação do Trabalhador.

Se você deseja consultar PIS, fique sabendo que pode encontrar seus números em alguns documentos, tais como:

  • Carteira de trabalho
  • Extrato do seu FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço
  • Cartão Cidadão (no caso do PIS)
  • Agencias da Caixa, sendo necessário apresentar um documento com foto
  • Agencias do Banco do Brasil, levando o RG e CPF (somente para o Pasep)

Mais do que isso, uma outra forma de obter o seu número de PIS para poder consultá-lo é através do site do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). Para isso, o passo a passo é o seguinte:

  • Acesse o site oficial do CNIS
  • Escolha a opção “Cidadão”
  • Escolha a opção “Inscrição” que fica no canto superior esquerdo
  • Escolha a opção “Filiado”
  • Preencha todos os campos solicitados com as suas informações pessoais
  • Quando clicar em “continuar” aparecerá na tela uma faixa vermelha com o seu NIT. Esse é o mesmo número do seu PIS ou do seu Pasep.

Sendo assim, mesmo que você não encontre os números nos seus documentos, pode encontrar o número através da internet. Dessa forma, você estará pronto para consultar PIS!

Como consultar PIS usando o CPF?

Uma das maneiras mais simples de consultar PIS é usando o seu número de CPF mesmo, através do site do Meu INSS. Isso porque o portal do Meu INSS atua centralizando uma grande variedade de serviços úteis.

Por lá, além de conseguir consultar o seu PIS, você ainda poderá verificar seu tempo de contribuição e outros benefícios. Para isso, basta seguir os passos indicados abaixo:

  • Acesse o portal do Meu INSS
  • Clique na opção “Login”, que fica no canto superior esquerdo
  • Selecione a opção “Cadastre-se” ou coloque seus dados de acesso
  • Caso ainda não tenha dados de acesso, preencha as informações solicitadas, tais como data de nascimento, nome, e-mail, telefone, nome da mãe, estado e CPF.
  • Clique na opção “Próxima”
  • Crie uma senha e anote-a para não esquecer nos acessos futuros
  • Depois disso, basta informar o seu CPF e senha
  • Faça o Login e altere a senha para alguma da sua preferência.

Pronto, agora basta acessar novamente com a sua senha e todas as informações estarão disponíveis para você em diversas categorias.

Para consultar PIS, observe o canto superior direito, onde estarão seus dados pessoais, tais como nome, CPF e, claro, o PIS.

Como consultar PIS por telefone?

Consultar PIS Pelo Telefone

Pois bem, uma outra opção é consultar PIS por telefone mesmo, caso você não esteja conseguindo bons resultados com nenhuma das alternativas anteriores.

A primeira opção é consultar PIS por telefone na Caixa, através do telefone de contato 0800 726 0207, lembrando que as ligações podem ser feitas de telefone fixo ou móvel.

Mais do que isso, é preciso lembrar que o telefone da Caixa Cidadão serve somente para o atendimento de benefícios sociais, como é o caso de quem quer consultar PIS.

O atendimento está disponível de segundas à sextas-feiras das 8h às 12h  e aos sábados das 10h às 16h.

Pronto, agora você já pode aproveitar todas essas informações e dicas para consultar PIS e verificar seus benefícios sociais. Aproveite essas informações!

Leave a Reply