Cadastro PIS 2020 [ Como Fazer Inscrição e Novas Regras ]✅

O Cadastro PIS 2020 precisa ser feito para que os trabalhadores possam exercer o seu direito ao abono salarial e outros direitos que são assegurados a ele por lei. Assim, a empresa contratando é que deve realizar esse cadastro dos seus funcionários.

Depois que estiverem devidamente cadastrados, basta que o trabalhador vá até uma agência da Caixa e faça a solicitação do seu Cartão Cidadão, que é por onde pode sacar todos os benefício que lhe são devidos.

Para isso, o mais importante é estar sempre bem informado, portanto, se você quer saber um pouco mais a respeito do Cadastro PIS 2020, basta continuar lendo pois é justamente sobre ele que vamos falar hoje. Acompanhe!

Como é o funcionamento do Cadastro PIS 2020?

Pois bem, para quem não sabe, PIS significa o Programa de Integração Social e ele é representado por um número, que serve para a identificação dos trabalhadores, ou seja, cada trabalhador tem o seu.

Vale lembrar ainda que o PIS é um fundo administrado pela Caixa, sendo um programa que garante o pagamento de benefícios aos trabalhadores das empresas privadas, como é o caso do abono salarial.

No entanto, para que possa receber esse benefício mais especificamente, é preciso que o trabalhador compra alguns requisitos básicos e também que a empresa efetue corretamente a RAIS, que é a Relação Anual de Informações Sociais, incluindo o nome o número de inscrição do trabalhador.

Para que possa receber o seu salário, é fundamental que o trabalhador esteja corretamente inscrito no PIS e para isso, pode ir até uma agência da Caixa a fim de resolver as formas como o saque poderá ser feito.

Existem duas opções para o recebimento dos benefícios, sendo que uma delas é com crédito direto em conta, no caso de já ser correntista, e a outra é usando o seu Cartão Cidadão.

Quem é que pode receber o PIS 2020?

Quando for realizar Cadastro PIS 2020, as empresas devem confirmar se o trabalhador possui direito ao recebimento do seu abono salarial. Para isso, é preciso conferir no quadro de funcionários quais são aqueles que se enquadram nesses requisitos:

  • Tem uma média mensal de até 2 salários mínimos, considerando o ano base de cálculo
  • Ter exercido a atividade remunerada por, ao menos, 30 dias, no ano base de cálculo, lembrando que esses 30 dias podem ser consecutivos ou somados.
  • É preciso que o trabalhador esteja inscrito no PIS por, pelo menos 5 anos
  • O trabalhador deve ter seus dados informados corretamente pelo empregador (pessoa jurídica) na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)

Quanto à exigência de 5 anos de inscrição no PIS, entende-se que o trabalhador que nunca esteve inscrito antes nesse programa deve trabalhar na empresa por, ao menos, 5 anos para que possa ter direito ao benefício.

Cadastro PIS 2020

PIS 2020

As empresas têm a opção de escolher entre duas diferentes formas de realizar o Cadastro PIS 2020.

A primeira delas é o cadastro PIS 2020 em lote, mas isso só serve para quando há um número alto de funcionários sendo cadastrados. Para isso, usa-se o sistema virtual da Caixa, chamado Conectividade Social.

A outra opção é realizar o Cadastro PIS 2020 de forma individual mesmo, diretamente em uma agência da Caixa, sempre lembrando de levar os documentos do trabalhador para isso.

Esse é o tipo de cadastro do PIS mais indicado para aquelas empresas que possuem um número menor de empregados.

Pela internet, por sua vez, é necessário esperar até 5 dias para ter a conformação de todos os cadastros de funcionários.

Mais do que isso, é essencial ter a autorização da Caixa para fazer uso do sistema de Conectividade Social. Sendo recomendado ler o manual com muita atenção.

No entanto, claro, isso é um procedimento interno das empresas, que precisa ser feito para poder realizar o Cadastro PIS 2020 em lote.

Saque do PIS 2020

Assim que a empresa verificar que o trabalhador está devidamente cadastrado no PIS, o trabalhador estará apto para fazer o saque do seu abono salarial anualmente ou recorrer ao uso de benefícios quando for preciso.

No caso do abono, é essencial lembrar que tono ano o Governo divulga um calendário, que organiza e divide o recebimento de acordo com o mês de nascimento do trabalhador.

Os beneficiários precisam estar com o Cartão Cidadão para receber os seus benefícios, que pode ser feito diretamente no Caixa Eletrônico. Uma outra opção de saque com o benefício sendo creditado diretamente na conta mas, para isso, é preciso ser correntista da Caixa.

Essas questões podem e devem ser resolvidas diretamente pelas agências da Caixa.

O valor máximo é de até um salário mínimo, sempre proporcional ao tempo de trabalho no ano base de cálculo. Portanto, quem trabalhou apenas 30 dias (que é o mínimo) vai receber bem menos do que quem trabalhou um no inteiro, por exemplo.

Então pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o Cadastro PIS 2020, como fazer o seu e ainda sacar para usufruir dos seus benefícios.

Leave a Reply