Cadastro PIS 2020 [ Calendário, Valor, Saque, Direito ]✅

Se você chegou até aqui porque está procurando por mais informações sobre como funciona o Cadastro PIS 2020, fique sabendo que chegou ao lugar certo. Isso porque é justamente sobre isso que vamos falar hoje, com todos os detalhes como como fazer o cadastro e entender melhor quem tem direito a ele.

É importante ressaltar que é de fundamental importância que os trabalhadores estejam devidamente cadastrados no PIS para poder ter acesso a benefícios garantidos por lei, como é o caso do abono salarial.

Então, se você está mesmo interessado e quer saber um pouco mais sobre o Cadastro PIS 2020, basta continuar lendo que vamos falar todos os detalhes sobre esse assunto logo a seguir, acompanhe.

Conhecendo todos os detalhes sobre o PIS

Antes mesmo de falarmos sobre o Cadastro PIS 2020, é interessante e essencial entender alguns detalhes sobre o PIS, que é o Programa de Integração Social.

Ele é uma iniciativa do Governo Federal juntamente com a Caixa para a criação de um fundo que oferece uma série de benefícios aos trabalhadores das empresas privadas.

O abono salarial é um dos principais benefícios oferecidos através do PIS e é por isso que ele é comumente chamado pelo nome do fundo mesmo. então, não é incomum ver alguma pessoa se referindo ao abono salarial e dizendo que tem direito a “sacar o PIS”.

O abono salarial, por sua vez, é um benefício que funciona como uma espécie de 14º salário, voltado para os trabalhadores de mais baixa renda, para que possam aumentar seu poder aquisitivo, possibilitar a quitação de débitos e estimular sua integração social.

O PIS ainda possibilita que ocorra uma integração maior entre empregador e trabalhador, permitindo que o empregado contribua de forma mais ativa para o crescimento da empresa e, consequentemente, seja beneficiado com essa ação.

Quem tem direito ao PIS 2020

Antes mesmo de saber como fazer o Cadastro PIS 2020, é bom se informar sobre quem tem o direito, de fato, a receber esse benefício. Isso porque esse benefício não é oferecido a todos os trabalhadores, visto que é voltado para aqueles de mais baixa renda.

A primeira coisa que precisa ficar muito clara é que o PIS é um benefício voltado apenas para os trabalhadores de iniciativa privada. Já para a iniciativa pública o fundo responsável é o PASEP.

No entanto, esse não é o único requisito para poder fazer o Cadastro PIS 2020 e receber o benefício do abono salarial, então, vamos conhecer quais são os requisitos para isso:

  • É preciso que o trabalhador tenha estado empregado com carteira assinada por, pelo menos, 30 dias, em uma empresa do setor privado, lembrando que esse período pode ser corrido ou somado
  • O empregado também deve ter ao menos 5 anos de inscrição no PIS
  • A média salarial do empregado deve ser inferior a dois salários mínimos mensais, considerando o ano base de cálculo.
  • Deve estar com as informações devidamente informadas na RAIS, que é a Relação Anual de Informações Sociais, lembrando que isso é uma obrigação da empresa

O mais importante de tudo é lembrar que esses requisitos são sempre avaliados considerando o ano base de cálculo. Para o abono que está sendo pago em 2019/2020, o ano base de cálculo é 2018. Já o abono salarial que será pago em 2020/2021 terá o ano de 2019 como base de cálculo.

Cadastro PIS 2020

Calendário PIS

Agora o momento que realmente interessa, o que você precisa saber é que todos os trabalhadores de empresas privadas precisam estar devidamente cadastrados no PIS – Programa de Integração Social.

O Cadastro PIS 2020 é feito apenas pelo empregador, sendo ele logo após a admissão do empregado. Assim, mesmo que o funcionário já possua um cadastro, a empresa deverá realizar ele novamente, visto que ele é necessário a cada novo vínculo.

O cadastro do PIS tem como objetivo facilitar a vida do empregador no momento de admissão do empregado, visto que esse cadastro possibilita verificar outras informações relacionadas a benefícios que são oferecidos.

Como realizar corretamente o Cadastro PIS 2020

A primeira coisa que você precisa saber é que todo o Cadastro PIS 2020 pode ser realizado facilmente através da internet, mesmo, facilitando a vida de todos.

A maioria das empresas prefere realizar o cadastramento por lote, pois dá muito mais agilidade ao processo e o empregador pode inscrever diversos funcionários ao mesmo tempo.

Para que seja possível dar início ao procedimento, a primeira coisa que o empregador precisa fazer é emitir o arquivo que tem todos os dados dos empregados que serão cadastrados.

Vale lembrar que cada empresa pode adotar um sistema próprio e isso pode ser feito um por um ou por lote, como já foi dito.

Então, com os empregados devidamente cadastrados no sistema, a empresa já estará regular e os funcionários já terão direito a participarem do saque de benefícios, tais como o abono salarial, sempre respeitando as regras individuais de cada um deles, claro.

Pronto, agora você já sabe mais sobre o Cadastro PIS 2020, como funciona e como fazer para ter acesso a esse benefício.

Leave a Reply