Como Saber o Número do PIS [ Passo a Passo Todas Formas ]

Tanto o número do PIS quanto o número do PASEP são inscrições que o trabalhador tem para poder usufruir de alguns benefícios do governo, tais como o abono salarial e também os saques das cotas do fundo. No entanto, muita gente se pergunta como saber o número do PIS e a verdade é que não há mistérios.

O fato é que todos os anos o Governo faz a divulgação do calendário dos pagamentos do PIS e uma grande quantidade de beneficiários acaba perdendo esse direito por não saber como acompanhar esse direito. P primeiro passo para isso é ter o seu número do PIS em mãos, para que seja possível fazer a consulta e o saque do mesmo.

No entanto, claro, é grande o número de pessoas que não tem ideia de como saber o número do PIS e é justamente sobre isso que vamos falar hoje. Então, basta continuar lendo e descobrir como fazer isso.

Mas antes, você sabe o que é o PIS?

PIS é a sigla para Programa de Integração Social, que é um tipo de contribuição que as empresas fazem para que todos os funcionários possam ter direito a alguns benefícios do Governo.

É com o dinheiro dessa contribuição, por exemplo, que são pagos benefícios como o auxílio desemprego e também o abono salarial.

Como o nome sugere, o principal objetivo desse programa é a transferência de renda que visa possibilitar uma maior integração social por parte do trabalhador. É por isso que ele é voltado para trabalhadores com salários mais baixos.

Algumas vezes, o número do PIS também pode aparecer como PASEP ou como NIT/PIS, visto que ele serve para mais de uma finalidade.

 Como saber o número do PIS por telefone?

PIS pelo celular

Primeiramente, foque sabendo que qualquer que seja a forma que você vai usar para descobrir seu número do PIS, possivelmente será preciso saber o número do seu CPF, então, comece por aí.

Com o seu CPF em mãos, você pode ligar para a central de atendimento da Previdência Social. Para isso, dique o número 135 e depois selecione a opção 5 do menu automático.

Um atendente irá falar com você para confirmar seus dados cadastrais e depois já vai poder informar o seu número do PIS. Para fazer isso, é sempre muito importante ter todos os seus documentos em mãos para poder passar as informações ao atendente.

Vale lembrar ainda que o atendimento telefônico do 135 fica disponível de segunda à sábados, das 7h às 22h.

Ainda por telefone, você pode entrar em contato com a Central de Atendimento da Caixa, que é a responsável pelo pagamento do benefício. Para isso, o número de atendimento é 0800 726 0207.

Como saber o número do PIS pela internet

Sem dúvidas, a internet é uma das formas mais práticas para quem quer descobrir como saber o número do PIS. A forma de fazer isso é através do site do MEU INSS, que foi lançado para unificar uns série de diferentes serviços para o trabalhador.

Se você está se perguntando como saber o número do PIS pela internet, siga esses passos:

  1. Acesse o site do “Meu INSS” através do endereço www.meu.inss.gov.br
  2. No canto de cima, à direita, escolha a opção “Login”
  3. Na tela que vai abrir, clique no botão “crie sua conta”
  4. Preencha os dados, tais como CPF, e-mail, CPF, celular e outros que serão solicitados
  5. Resolva o captcha, selecione a opção “Eu aceito os Termos de Uso e Política de Privacidade” e depois clique em “Continuar”
  6. O sistema irá apresentar algumas perguntas que você deve responder, tais como “Qual o primeiro nome da sua mãe?” “Qual o dia do seu nascimento?” e “Qual o mês do seu nascimento?”
  7. Depois de responder, clique em “Continuar”
  8. Nas telas que aparecerão, vá clicando nas respostas corretas e depois clicando em “Continuar” para seguir
  9. Escolha o meio por onde você deseja receber o código de confirmação, sendo possível escolher o e-mail ou SMS.
  • Insira o código que você recebeu pelo meio escolhido e, em seguida, clique em “validar cadastro”
  • Digite uma senha da sua preferência, que deve estar de acordo com os padrões de segurança do site, e clique em “Criar Senha”
  • Depois, clique novamente em “Meu INSS” e faça seu Login usando seu CPF e a senha que acabou de escolher

Quando você concluir esse processo de cadastro, estará devidamente logado no site do Meu INSS. Então, basta olhar no canto superior direito que você verá um bloco com seu nome, CPF e também o número do NIT/PIS.

Assim você tem como saber o número do PIS e também já vai ter seu cadastro feito no site do Meu INSS para poder fazer agendamentos, consultas e solicitações de serviços.

Como saber o número do PIS pelo documento?

Talvez você não saiba, mas alguns documentos também contêm o seu número do PIS e é bem fácil encontrá-lo dessa forma.

A carteira de trabalho, por exemplo, tem o número do PIS gravado na primeira página, que é onde ficam as informações do trabalhador.

Mais do que isso, vale lembrar que o Número de Identificação Social (NIS) e o Número de Identificação do Trabalhador (NIT) são os mesmos do PIS, portanto, se você sabe algum deles, também sabe o seu PIS.

Mais do que isso, é possível encontrar o número do PIS nos seguintes lugares:

  • Cartão Cidadão
  • Extrato do FGTS

Em último caso, se você ainda não descobriu como saber o número do PIS, é possível ir até uma agência da Caixa e solicitar atendimento. Boa sorte!

Leave a Reply