Como Sacar PIS 2020 [ Direito, Valor, Calendário e Benefícios ]✅

Mesmo sendo um benefício anual, ainda é muito grande o número de cidadãos beneficiários que não sabem como sacar PIS 2020, que é o abono salarial ao qual têm direito.

O fato é que esse é um benefício que, assim como a maioria deles, tem seus próprios requisitos e o trabalhador deve estar adequado a eles para que seja possível obter o benefício que lhe é de direito. No entanto, a verdade é que não é um processo complicado e nem difícil.

Pensando justamente nessas dificuldades e dúvidas é que hoje vamos falar um pouco mais sobre esse assunto para que você entenda como sacar PIS 2020 e ter acesso a esse dinheiro.

Entendendo o PIS 2020

Antes mesmo de saber como sacar PIS 2020, é sempre interessante entender um pouco mais sobre esse fundo e como ele funciona.

Para quem não sabe, o PIS é o Programa de Integração Social e ele é uma iniciativa do Ministério do Trabalho em conjunto com a Caixa. Seu principal objetivo é ajudar aos trabalhadores na construção de patrimônio e melhorar sua integração na sociedade.

É justamente por isso que ele é voltado para os trabalhadores de mais baixa renda.

Pois bem, todos os anos alguns trabalhadores podem receber o benefício chamado de abono salarial, que pode chegar até ao valor de um salário mínimo.

No entanto, o valor é sempre calculado de acordo com o tempo de trabalho que o funcionário teve no ano base de cálculo.

Voltando ao PIS, ele é um fundo montado pelas contribuições mensais obrigatórias feitas pelos patrões em nome dos funcionários e ele serve para o custeio de uma série de benefícios, tais como o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e também o abono salarial, entre outros.

Como o abono salarial é o benefício mais recorrente desse fundo, pois ocorre anualmente, muita gente costuma chamá-lo de PIS e certamente você já viu alguém em dúvida de como sacar PIS 2020.

No entanto, na verdade, possivelmente a pessoa estava falando sobre o abono salarial, embora o nome mais popular também seja bastante aceito e muito bem entendido.

Conhecendo o calendário para saber como sacar PIS 2020

Para entender um pouco mais sobre como sacar PIS 2020, é interessante conhecer bem o seu calendário pois, para quem não sabe, os pagamentos são feitos de acordo com o mês de aniversário do beneficiário.

Por isso mesmo que se você quer saber como sacar PIS 2020, precisa saber quando o seu mês será chamado, para poder realizar o procedimento indicado para o saque.

Fique sabendo que as datas são organizadas com base no mês de aniversário dos trabalhadores, sendo que os 6 primeiros meses são correspondentes ao mês de chamada e os 6 últimos meses são agrupados de dois em dois.

Para entender melhor, fique sabendo que o calendário é o seguinte:

  • Nascidos no mês de julho recebem a partir de 28/07/2019
  • Nascidos no mês de agosto recebem a partir de 18/08/2019
  • Nascidos no mês de setembro recebem a partir de 15/09/2019
  • Nascidos no mês de outubro recebem a partir de 14/10/2019
  • Nascidos no mês de dezembro recebem a partir de 15/12/2019
  • Nascidos nos meses de janeiro e fevereiro recebem a partir de 19/01/2020
  • Nascidos nos meses de março e abril recebem a partir de 16/02/2020
  • Nascidos em maio e junho recebem a partir de 16/03/2020

Vale lembrar que o pagamento do abono salarial começa sempre no mês de julho de um ano e finaliza no mês de junho do ano seguintes.

Nesses casos, o benefício é pago sempre considerando o ano anterior como base. Assim, o abono salarial que começou a ser pago em 2019 e terminará de ser pago em 2020 corresponde ao ano de 2018.

Já o abono salarial de 2019 começará a ser pago em julho de 2020 e terminará em junho de 2021, mas as datas ainda não foram divulgadas.

Para quem deixou passar o seu mês de pagamento, fique sabendo que os valores ficam disponíveis até o final do mês de junho, portanto, ainda é tempo de ir buscar seu benefício.

Agora sim, como sacar PIS 2020?

Calendário PIS 2020

Se você já sabe que pode receber esse benefício e agora quer saber como sacar PIS 2020, fique sabendo que o processo é muito simples.

Para isso, tudo o que você precisa é ir até uma agência da Caixa ou casa Lotérica com o seu Cartão Cidadão para realizar o resgate, sendo que na agência ele pode ser feito através do terminar de autoatendimento mesmo.

Caso você não tenha ainda o Cartão Cidadão, a indicação é ir até uma agência da Caixa e pegar senha para o atendimento presencial, sendo essencial levar um documento com foto consigo. Aproveite essa ida até a Caixa e já solicite o seu cartão para poder sacar e consultar seus benefícios futuros, visto que ele é bem importante para todos os trabalhadores.

Vale lembrar ainda que em caso de mortes, invalidez ou doenças, o sistema abre exceções e possibilita o saque fora do calendário. Mais do que isso, é essencial lembrar que esses pagamentos não se acumulam, ou seja, se você não sacar esse ano, vai perder o benefício e no ano seguinte ele será calculado do zero novamente.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre como sacar PIS 2020 e todos os detalhes importantes sobre esse benefício incrível.

Leave a Reply