Consulta PIS Online [ Passo a Passo, Valores e Como Sacar ]✅

Aqueles trabalhadores brasileiros que ainda não sabem o que é o PIS, precisam aprender agora mesmo como fazer uma consulta PIS online, visto que esse é um número essencial para todos aqueles que trabalham.

É ele eu você precisa ter em mãos para ser contratado por uma empresa, para fazer a contribuição para seus direitos trabalhistas e previdenciários, entre outros. Mais do que isso, é através da sua inscrição no PIS que você poderá ter acesso a inúmeros benefícios, tais como o abono salarial e auxílio desemprego. No entanto, ainda é muito grande o número de pessoas que não sabem como fazer uma consulta PIS online, que é algo bastante simples. Justamente por isso que estamos aqui hoje e vamos ensinar as inúmeras maneiras de se fazer isso logo a seguir.

Como fazer a consulta PIS online?

O PIS, que é o Programa de Integração Social, também tem o mesmo número que o PASEP (Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público) e do NIS (Número de Inscrição Social).

Muitas vezes, o NIS é distribuído por iniciativa do Governo Federal para alguns cidadãos que participam de programas sociais, como é o caso do Bolsa Família.

Dessa forma, fique sabendo que se você descobrir o seu número NIS, também saberá o seu número do PIS como uma forma de consulta indireta.

Para fazer uma consulta PIS online através do NIS, basta seguir esses passos:

  • Acesse o site do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais)
  • Em seguida, clique na opção “Cidadão” que aparecerá na tela
  • Na parte de cima da tela, aparecerá a opção “Inscrição”. Você deve clicar nela
  • Em seguida, escolha a opção “filiado”.
  • Preencha os dados que serão solicitados no formulário, sem esquecer nada
  • Ao concluir o preenchimento das informações, clique em “Concluir”

Caso o seu número NIS já esteja cadastrado, no CNIS, ele vai aparecer bem no alto da tela do formulário, em uma faixa vermelha que diz que você já possui cadastro.

Como fazer a consulta PIS online usando o CPF:

Se você tiver o seu CPF em mãos, também pode usá-lo para fazer uma consulta PIS online de forma bem simples e prática. Nesse caso, tudo o que você precisa fazer é seguir esse passo a passo abaixo:

  • Acesse o portal do Meu INSS através do meu.inss.gov.br
  • Em seguida, clique na opção que diz “Login”, que fica na parte superior direita da sua tela.
  • Se já tiver seu cadastro, basta inserir o usuário e senha.
  • Caso ainda não tenha, será preciso realizar seu cadastro, clicando na opção “cadastre-se”
  • Caso tenha que se cadastrar, basta ir preenchendo todos os campos solicitados no formulário, incluindo o seu CPF.
  • No final, você receberá uma senha provisória e deve usá-la para acessar a página novamente e poder definir a senha da sua preferência.

Quando concluir, basta realizar o acesso ao site oficial do Meu INSS e pronto, na parte direita da tela aparecerá uma caixa suspensa que tem seus dados, tais como nome completo, o número de CPF e o também o seu NIS, que é o mesmo do PIS.

Dessa forma é bem simples fazer a sua consulta PIS online sem complicações.

Vale lembrar ainda que o site do Meu INSS é muito importante e oferece uma grande variedade de serviços ao trabalhador. Havendo sido desenvolvido com o objetivo de facilitar a vida de todos.

Dessa forma, muito além de fazer uma consulta PIS online, o site do Meu INS ainda serve para fazer agendamentos de atendimento rápido e agências, marcar perícia médica, consultar situação de alguns benefícios, conferir seu extrato previdenciário, acompanhar resultados de requerimentos e muito mais.

Sem dúvidas essa é uma das formas mais práticas que há de fazer uma consulta PIS online, afinal, a internet é uma grande aliada e não há motivos para não usá-la a nosso favor.

Outas formas de fazer uma consulta PIS

Consulta PIS Telefone

Além das possibilidades de fazer a consulta PIS online, existe também outros meios, como por telefone ou mesmo presencialmente em uma agência.

Então, vamos ver como fazer uma consulta PIS por telefone:

  • Ligando para o número 0800 726 02 07, através da central de atendimento da Caixa
  • Ligando apara o número 158 da Central de Atendimento do Ministério do Trabalho
  • Ligando para o número 135 da Central de Atendimento da Previdência Social.

Mais do que isso, você também pode ir até uma agência da Caixa e conferir o seu número NIS (PIS) através de um terminal de autoatendimento usando o seu Cartão Cidadão.

Outra opção é tirar a senha e ir até um caixa de atendimento presencial, levando seu número de CPF para que seja possível fazer uma consulta PIS.

O fato é que não faltam formas diferentes de fazer a sua consulta do PI, seja online, por telefone ou presencialmente mesmo. o que não pode é você não sabe essas informações e acabar perdendo o direito a algum benefício importante.

Então, escolha alguma das opções e não perca a oportunidade de fazer uma consulta PIS online para ficar bem informado!

Leave a Reply