Consultar PIS pelo CPF (Veja Sobre: Saldo, Benefícios e Sacar)

Quem tem direitos trabalhistas, tais como Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), auxílio desemprego, abono salarial e outros, precisa do seu PIS para conseguir receber esses benefícios. No entanto, não é incomum que as pessoas não saibam qual é o número e é por isso que existe a opção de consultar PIS pelo CPF.

O fato é que não se pode perder a oportunidade de usufruir dos benefícios que você como cidadão tem direito. Por isso é fundamental saber corretamente o seu número de inscrição do PIS/PASEP, podendo aproveitar o que você tem direito.

Então, para quem está querendo saber como consultar PIS pelo CPF, é só continuar lendo e descobrir todos os detalhes sobre o assunto logo a seguir.

Mas antes, você sabe o que é o PIS?

Sabe o que é PIS

Pois bem, antes mesmo de saber como consultar PIS pelo CPF é importante entender o que é exatamente essa sigla.

Então, para quem não sabe, o PIS significa Programa de Integração Social, que é a contribuição social que as empresas fazem para que seja possível financiar alguns benefícios dos trabalhadores, tais como auxílio desemprego e o abono salarial.

O principal objetivo do PIS é possibilitar a transferência de renda àqueles trabalhadores que ganham menos.

Na maioria das vezes, esse número de inscrição aparece como PIS ou PASEP mesmo, mas ele também pode aparecer como NIT.

Complementando a informação, o PASEP é o Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público, ou seja, é como um PIS, porém voltado aos servidores públicos. Já o NIT é o Número de Identificação do Trabalhador.

Como consultar PIS pelo CPF?

Consultar PIS pelo CPF

Agora que já sabemos melhor o que é o PIS, PASEP E NIT, que são todos similares, vamos conhecer como consultar PIS pelo CPF. Uma das formas mais simples de fazer isso é usando o site do “Meu INSS”.

Essa ferramenta ajuda a facilitar a vida do cidadão, centralizando uma grande quantidade de serviços úteis ao trabalhador. No entanto, além de consultar você ainda pode ver seu tempo de contribuição e outros detalhes.

Para poder consultar PIS pelo CPF usando o site do Meu INSS, basta seguir esses passos:

  • Acesso o portal do Meu INSS
  • No canto superior direito, clique na opção “Entrar”
  • Em seguida, escolha a opção “Cadastre-se” para poder acessar
  • Preencha todo o formulário com os dados solicitados, tais como nome, CPF, e-mail, data de nascimento, nome da mãe e outros que podem ser solicitados
  • Clique em “Próxima”
    O sistema irá fornecer uma senha, que você deve anotar e guardar bem
  • Depois, basta informar o seu CPF e a senha criada
  • Fala o login e depois altere a senha para alguma de sua preferência
  • Acesse novamente, mas dessa vez usando a senha que foi definida por você.

Pronto, ao clicar no canto superior direito, você poderá ver todos os seus dados de usuário, tais como nome, CPF e, claro, o número do PIS. Mais do que isso, feito esse acesso, você já poderá fazer todas as consultas a respeito dos benefícios oferecidos pelo PIS.

Como consultar PIS pelo CPF através do telefone

Consultar PIS pelo telefone

Uma outra opção para quem não se sai muito bem no ambiente virtual, é consultar PIS pelo CPF através do telefone mesmo.

Essa é uma forma muito prática e simples e tudo o que você precisa fazer é ligar para a Central de Atendimento da Previdência Social, através do número 135 e depois selecionar a opção 5.

Um atendente vai pedir a você que confirme os seus dados cadastrais e depois poderá informar o número de PIS para você.

O mais importante de tudo é que quando você por fazer essa ligação, tenha os seus documentos pessoais em mãos, a fim de tornar o atendimento mais rápido. Tenha consigo também um papel e caneta para poder anotar as informações que serão passadas.

Vale lembrar que a Central de Atendimento da Previdência Social funciona de segunda à sábados, das 7h às 22h. Portanto, se quiser consultar PIS pelo CPF, faça dentro desse horário.

Um outro telefone através do qual você pode consultar PIS pelo CPF é o da Central de Atendimento da Caixa, através do número 0800 726 0207.

Pronto, com essas informações acima você já sabe como consultar PIS pelo CPF através da internet e também pelo telefone. Escolha a melhor opção para você e não perca tempo, faça já sua consulta e aproveite seus benefícios!

 

Leave a Reply