Entenda Melhor o Abono PIS [ Veja Tudo Direito, Valor e Saque ]

Para quem não sabe ainda, a Caixa é a responsável pelos pagamentos do abono PIS e todos os anos ela libera um calendário com as datas de pagamento desse benefício, que começa em julho de um ano e termina em junho do ano seguinte.

No entanto, para que seja possível fazer o saque desse valor, primeiramente é preciso saber se você é um dos trabalhadores que têm direito a recebê-lo. Mais do que isso, você precisa saber como sacar, como consultar o saldo e inúmeros outros detalhes que são muito importantes.

Foi pensando justamente nisso que hoje desenvolvemos esse artigo para pode falar um pouco mais sobre o abono PIS e tirar todas as suas dúvidas, para que você possa aproveitar esse benefício. Continue a ler e descubra mais.

Mas antes, entenda o que é e para que serve o Abono PIS

Primeiramente, fique sabendo que PIS é a sigla para identificar o Programa de Integração Social. Já o PASEP é a sigla que identifica o Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público.

Ambos são programas semelhantes, com diferenças apenas na destinação e administração dos pagamentos. Isso porque o PIS é voltado para os funcionários de empresas privadas e é pago pela Caixa ao passo que o PASEP é voltado para os trabalhadores de empresas públicas e é pago pelo Banco do Brasil.

Deixando o PASEP de lado, pois hoje estamos aqui para falar do abono PIS, é importante explicar que ele é um fundo formado por contribuições feita pelas empresas, sendo que os depósitos têm ligação com os funcionários.

Até o ano de 1988, todos os depósitos eram feitos em contas individuais, seguindo o modelo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). No entanto, os recursos se unificaram e passaram a compor um fundo.

Dessa forma, atualmente, esse dinheiro das contribuições vai para o Fundo de Amparo ao Trabalhador, o FAT, e através desse fundo que são pagos benefícios como o seguro desemprego, FGTS e também o abono salarial.

 Quem tem direito ao saque do abono PIS?

Para quem não sabe bem, o abono PIS é u benefício destinado a um grupo específico de trabalhadores. Sendo assim, para que seja possível recebe-lo, é essencial estar de acordo com os pré-requisitos estabelecidos pelos órgão responsáveis.

Para saber se você tem direito ao saque do abono PIS, confira quais são esses requisitos logo abaixo:

  • Ter trabalhado formalmente (com carteira assinada) por ao menos 30 dias no ano base de cálculo. Esses 30 dias podem ser consecutivos ou somados.
  • Ter um rendimento médio mensal de até 2 salários mínimos
  • Estar devidamente inscrito no PIS pelo período mínimo de 5 anos
  • Ter suas informações devidamente comunicadas na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais)

Todos os funcionários que se enquadram nesses requisitos podem ser considerados aptos a fazer o saque do abono salarial. No entanto, é sempre importante lembrar que a averiguação desses requisitos e também o cálculo do valor são feitos considerando um ano base, que é o ano anterior ao início do pagamento do abono PIS.

Sendo assim, para ter direito a esses benefício no pagamento de 2019/2020, é preciso estar cumprindo os requisitos no ano de 2018. Da mesma forma, o pagamento do abono salarial que vai acontecer em 2020/2021 irá considerar o cumprimento dos requisitos em 2019, por isso, atente-se!

Como fazer o saque do abono PIS?

Uma das principais formas de fazer o saque do seu abono PIS é usando o seu Cartão Cidadão, que torna o processo muito mais prático. Isso porque, com esse cartão em mãos você conseguirá fazer o saque até mesmo nos caixas de autoatendimento da Caixa ou em agências da lotérica.

Se você for correntista da Caixa então, o processo fica ainda mais simples, visto que o valor é depositado automaticamente nos casos de contar ativas e com movimentação.

Quem não possui o Cartão Cidadão não precisa se preocupar, pois isso não é um impedimento para faze o saque do abono PIS. Pelo contrário, O benefício também pode ser asado tendo em mãos algum documento oficial com foto.

Para isso, tudo o que você precisa fazer é ir até uma agência da Caixa, tirar uma senha e aguardar o atendimento ao cliente, que é feito por um funcionário do banco.

O processo não é tão rápido quanto o do caixa eletrônico, mas também não é nada complicado.

Como fazer uma consulta ao abono PIS

Tudo sobre PIS

Caso você queira fazer uma consulta para saber o valor ou entender se tem direito ao saque do abono PIS, existem diferentes opções. Uma delas é ir até uma agência da Caixa presencialmente mesmo.

Outra opção é ligar para a Central de Atendimento da Caixa através do número 0800 726 0207 e pedir para falar com um atendente, que pedirá a conformação de alguns dados e depois já poderá passar as informações que você deseja.

Se quiser, você também pode ligar para o número 135, que é a central de atendimento da Previdência, ou acessar o site do Meu INSS, que traz inúmeras informações ao contribuinte.

Agora você já sabe muito mais sobre o abono PIS, para que serve, quem tem direito e como fazer para consultar e sacar esse ótimo benefício.

Leave a Reply