Extrato PIS 2020 [ Veja Como Consultar seu Benefícios ]✅

Para quem não sabe, todos os beneficiários do Programa de Integração Social tem o direito de emitir o seu extrato PIS 2020, que é um documento importante. isso porque, com ele, é possível verificar as informações relacionadas ao recebimento desses benefícios.

Essa é uma medida essencial para quem precisa declarar os valores ou mesmo para quem necessita de comprovação ou conferência disso, sendo um documento indispensável para muitos beneficiários.

Justamente por isso que hoje vamos falar um pouco mais sobre o extrato PIS 2020, para que você possa entender tudo o que precisa saber sobre esse assunto. Acompanhe para saber mais.

Entendendo o PIS

Extrato-PIS

Para quem não conhece, o PIS é o Programa de Integração Social e ele é voltado para os trabalhadores das empresas privadas. Todos os anos, aqueles trabalhadores contribuintes que se enquadram nos requisitos do programa podem receber um benefício chamado abono salarial.

Esse benefício pode chegar ao valor de até um salário mínimo e é ofertado para quem trabalhou durante o ano base de cálculo e está dentro das exigências e pré-requisitos.

Mais do que isso, o PIS ainda serve para o custeio de uma série de outros benefícios, tais como o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e o salário desemprego.

Acontece, no entanto, que o abono salarial é um dos benefícios mais comum que são oferecidos pelo PIS, visto que é algo pago anualmente. Foi por esse motivo que até hoje muitas pessoas chamam o abono de PIS e essa é uma troca bastante frequente.

Para poder receber o abono salarial, o trabalhador precisa se enquadrar em requisitos básicos, que são os seguintes:

  • Estar cadastrado há, pelo menos, 5 anos no PIS;
  • Ter trabalhado por, no mínimo, 30 dias durante o ano base de cálculo, lembrando que pode ser tempo corrido ou tempo somado
  • Receber uma média mensal de até 2 salários mínimos por mês, não podendo ser superior a isso;
  • Ter o seu cadastro devidamente atualizado e comunicado na RAIS, que é a relação Anual de Informações Sociais, realizada pela empresa.

Vale lembrar ainda que essas regras devem ser seguidas sempre considerando o ano base de cálculo. Isso porque o benefício que começa a ser pago em um ano, é sempre referente aos dados do ano anterior.

Extrato PIS 2020

Consulta PIS 2020

O extrato PIS 2020 pode ser usado por todos trabalhadores e contribuintes para poder consultar informações sobre o seus benefícios e os recolhimentos gerados através dele.

Assim, o Governo oferece uma série de alternativas para que os trabalhadores possam fazer a emissão do documento, tais como:

  • Através da internet, podendo ser no site da Caixa ou então no site do TEM
  • Através do Telefone
  • Pessoalmente em uma agência Caixa

Então, a seguir, vamos entender melhor cada uma dessas alternativas e como conseguir o seu extrato PIS 2020.

Extrato PIS 2020 no site da Caixa

Uma das formas mais utilizadas por quem precisa de um extrato PIS 2020 é fazer o processo através do site da Caixa mesmo, usando a internet,

Para isso, basta seguir alguns passos bem simples que vamos ensinar abaixo:

  • Acesse a página de consultas do site da Caixa, clicando aqui
  • Preencha os seus dados corretamente, conforme solicitado, incluindo seu número do NIS e a senha da internet.
  • Preencha também o recurso de segurança, marcando a opção “Não sou um Robô”
  • Por fim, clique em “Ok”

Fazendo isso, abrirá uma nova tela para que você possa selecionar a opção que diz” Consulta Pagamento” e seus extratos já estarão disponíveis e você pode não só vê-los como também fazer o download e imprimir.

 

Extrato PIS 2020 pelo Telefone e pela Agência Caixa

Pois bem, outra forma de conseguir o seu extrato PIS 2020 é através do telefone ou ondo até uma das agências da Caixa. Claro que se você optar pelo contato telefônico, apenas será informado sobre os valores, mas não terá como visualizar e nem imprimir o documento.

Se essa é uma opção que atende às suas necessidade, fique sabendo que basta ligar para a Central de Atendimento da Caixa através do 0800 726 0207.

Outra opção que também é bastante viável é ir pessoalmente até uma agência da Caixa, pegar uma senha e fazer a solicitação diretamente a um dos atendentes.

Lembre-se que, para isso, é essencial ter em mãos o número do NIS e também o seu Cartão Cidadão.

Extrato PIS 2020 pelo MTE

A última opção aqui dessa lista para obter o seu extrato PIS 2020 é pelo site do Ministério do Trabalho e Emprego, que também disponibiliza esse documento. Para conseguir acessar, basta seguir os passos abaixo:

  • Acesse a página de consultas do site do MTE
  • Digite as suas informações, como CPF e PIS
  • Preencha sua data de nascimento
  • Insira os caracteres da verificação de segurança
  • Clique em “consultar”
  • Uma nova janela aparecerá lá você encontrará um ícone para a impressão do seu extrato PIS 2020.

Pronto, basta escolher uma dessas opções que for mais cômoda para você e então fazer a consulta do seu extrato PIS 2020. Aproveite essas informações e boa sorte!

Leave a Reply