PIS 2020 [Início do pagamento do Abono Salarial, Direito, Valor]

O PIS 2020 é um benefício que é destinado aos funcionários dos setores privados, sendo que essa é uma sigla para Programa de Integração Social. Ele é pago como um benefício ao contribuinte nas modalidades de abono salarial ou seguro desemprego e as contas são vinculadas à Caixa.

No ano de 2019 as pagamentos do benefício do abono salarial tiveram início na data do dia 23 de julho para os correntistas e no dia 25 de julho para quem não era correntista.

A liberação do último lote, por sua vez, ocorreu no dia 12 de dezembro para quem nasceu nesse mesmo mês. Agora em 2020 vai ocorrer o pagamento de um novo lote, para aqueles beneficiários que nasceram no mês de janeiro mesmo.

Embora possa parecer um pouco confuso, o pagamento do PIS 2020 já tem data para iniciar e se você quer saber um pouco mais sobre esse assunto, é só continuar lendo.

Mas antes, quem tem direito ao PIS 2020

Quem Tem Direito ao PIS

Pois bem, como você já deve saber ou imaginar, o pagamento do benefício do PIS 2020 é específico para os cidadãos que estiverem cumprindo alguns requisitos, tais como:

  • Estar inscrito no PIS / PASEP a pelo menos 5 anos (ter carteira de trabalho nesse tempo.
  • Receber um limite de até dois salários mínimos como sua renda mensal
  • Ter trabalhado sob o regime de carteira assinada pelo prazo de, ao menos, 30 dias corridos
  • Estar com seus dados cadastrais no RAIS (Relatório Anual de Informações Sociais)

Se você se enquadra nesses requisitos, então pode ter certeza de que você também tem direito a receber o seu PIS.

Pagamento do abono salarial do PIS 2020


Pois bem, para quem não sabe, o pagamento do PIS 2020 inicia no dia 14 de janeiro, uma terça-feira. O pagamento é referente ao sétimo lote do calendário e é voltado para os beneficiários correntistas da Caixa que nasceram entre os meses de janeiro e fevereiro.

Já para os beneficiários que são correntistas de outros bancos, o valor do PIS só será pago no dia 16, também de janeiro.

Vale lembrar que, no caso do PASEP, que é voltado para os servidores públicos, o benefício é pago pelo Banco do Brasil.

Você sabe a diferença entre PIS e PASEP?

Antes mesmo de pensar em receber o seu PIS 2020, é interessante entender que há uma diferença entre o PIS e o PASEP, embora eles sejam similares e tenham o mesmo objetivo.

Pois bem, o PIS é um benefício que dá até 1 salário mínimo para os trabalhadores da inciativa privada que se encaixem nos requisitos que já falamos anteriormente.

O seu pagamento é feito pela Caixa e as datas de concessão do benefício seguem o Calendário PIS 2020, levando em consideração o mês de nascimento do trabalhador, que é usado para definir a data do saque.

O PASEP, por sua vez, é o benefício que dá até 1 salário mínimo para os trabalhadores do setor público, desde que também se encaixem nos requisitos citados antes.

No entanto, o seu pagamento é feito pelo Banco do Brasil e as datas seguem o Calendário PASEP 2020, que considera o último dígito do número de inscrição do funcionário para definir as datas de saque.

Sendo assim, podemos dizer que a principal diferença é se o beneficiário é funcionário de empresa pública ou privada e também o banco que faz o pagamento do benefício.

Qual é o valor do PIS 2020?

Como já foi explicado, o trabalhador tem que ter trabalhado ao menos 30 dias para ter direito ao recebimento do PIS 2020. No entanto, ele é calculado de acordo com o tempo de carteira assinada e levando em consideração do salário mínimo vigente.

Sendo assim, aqueles que trabalharam apenas 30 das receberão menos do que aqueles que tiveram carteira assinada por 365 dias do ano.

Sendo assim, é importante ressaltar que o valor inicial mínimo do PIS 2020 é de R$ 86,58 e o máximo é de R$ 1.039.

Está na dúvida se tem direito ao PIS 2020? Faça uma consulta!

Se você está na dúvida se tem direito ou não a receber o seu PIS 2020 é muito simples, bastando você fazer uma consulta.

Para isso, você pode optar por fazer a consulta por aplicativo, pelo site ou mesmo pelo telefone.

Se você quiser consultar através do app, faça o download do aplicativo Caixa Trabalhador, faça seu login e veja as informações.

Você também pode acessar a página da Caixa e clicar na opção “Consultar pagamento para conferir.

Outra opção também é ligar diretamente para a Central de Atendimento da Caixa, através do número 0800 726 0207 e falar com um atendente.

Agora você já tem todas as informações que precisa sobre o seu PIS 2020 e pode retirar seu benefício!

Leave a Reply