PIS Atrasado 2020: Saiba Como Receber [Tudo Sobre o PIS Aqui]

A rotina hoje em dia é cada vez mais corrida e isso pode atrapalhar em diversas tarefas. Seja por falta de tempo ou até mesmo por falta de informações corretas, muitas pessoas acabam deixando o PIS atrasado 2020.

No entanto, se isso também aconteceu com você, não é preciso se preocupar pois se ainda estiver vigente o período do calendário, é possível receber o seu PIS atrasado e garantir a entrada do dinheiro que sempre vem bem, não é mesmo?!

Como a quantidade de informações é grande e muita gente ainda compartilha dicas erradas de como proceder, decidimos hoje falar sobre esse assunto e vamos dar dicas incríveis para que você não deixe de receber, acompanhe.

Entendendo o PIS 2020

PIS atrasado

Antes mesmo de entender como fazer para receber o seu PIS atrasado 2020, é essencial entender um pouco melhor o PIS, o que é, para que serve e onde você pode encontrá-lo.

Pois bem, o PIS é um número de 11 dígitos que serve para identificar os trabalhadores que são empregados no setor privado do mercado. A sigla significa Programa de Integração Social e recebe contribuições mensais feitas pelos empregadores a fim de formar um fundo que serve para o custeio de benefícios e direitos como o auxílio doença e também o abono salarial.

Para quem não sabe, o abono é um benefício para estimular a integração social do empregado e é pago proporcionalmente ao tempo de trabalho do funcionário no ano base, podendo chegar ao máximo de um salário mínimo para quem trabalhou o ano inteiro.

O PIS tem a mesma função do PASEP, mas esse segundo é voltado para os trabalhadores empregados no setor público, sendo administrado pelo Banco do Brasil.

Voltando a falar do PIS, ele é administrado pela Caixa, que é quem faz os pagamentos aos beneficiários, sempre seguindo um calendário estabelecido pelo Governo.

Como o abono salarial é um dos benefícios mais recorrentes pagos através do PIS, não é incomum ver pessoas chamando o abono salarial de PIS mesmo e dizendo “vou sacar o PIS”. Embora não seja o mais correto, é algo já considerado comum.

Os valores do benefício do abono salarial são proporcionais ao tempo de trabalho que é calculado considerando um ano base, que é sempre o ano anterior ao início dos pagamentos.

É sempre importante lembrar que estarão participando do PIS as empresas que tenham realizado corretamente a sua declaração RAIS, que é a Relação Anual de Informações Sociais.

Para receber o benefício, é preciso estar de acordo com alguns pré-requisitos, tais como ter trabalhado por ao menos 30 dias no ano base, ter ao menos 5 anos de inscrição no PIS e não ter uma média mensal de rendimentos superior a 2 salários mínimos.

Agora que você já sabe tudo isso, é interessantes descobrir como receber o PIS atrasado 2020.

Afinal, como receber o PIS atrasado 2020

Pois bem, como já foi explicado, o abono salarial é um benefício pago anualmente para todos os empregados que se enquadram nos requisitos determinados pelo programa.

O pagamento é sempre feito respeitando o calendário estipulado pelo Governo Federal e divulgado a cada início de ano. Normalmente, a data do saque corresponde ao mês de aniversário do beneficiário.

No entanto, se por algum motivo você não resgatou o seu benefício do abono salarial no mês correspondente, fique sabendo que ele se tornou um PIS atrasado 2020.

Mesmo assim, isso não é motivo para desespero. Isso porque as chamadas por mês funcionam para que não haja uma superlotação no atendimento das agências. Porém, mesmo que você não tenha sacado no seu mês, o valor ainda ficará disponível até o último dia de pagamentos.

Comumente, os valores ficam disponíveis até o último dia do mês de junho do ano seguinte.

Para ficar mais claro, o pagamento do abono salarial com ano base de 2018 começou a ser feito em julho de 2019 e vai terminar em junho de 2020. Por isso, mesmo quem não sacou seu benefício no prazo, tem até o final do mês de junho de 2020 para resgatar o seu PIS atrasado 2020.

Já em julho de 2020 deve se iniciar o pagamento do abono salarial que tem 2019 como ano base. Assim, os pagamentos ocorrerão até o mês de junho de 2021 e assim por diante.

Dessa forma, se você foi chamado em agosto e não compareceu até a agência nesse mês, pode ir até lá receber o seu PIS atrasado 2020 em qualquer um dos meses seguintes até a data limite para o fim dos pagamentos.

Como sacar o PIS atrasado 2020


O seu PIS atrasado 2020 pode ser sacado tanto nos terminais de autoatendimento da Caixa quanto em casas Lotéricas, desde que você tenha o seu Cartão Cidadão.

Caso você não tenha o cartão, é preciso ir até uma agência da Caixa e solicitar atendimento presencial, lembrando que você deve ter consigo um documento oficial com foto.

Vale lembrar ainda que para os correntistas da Caixa o valor é depositado automaticamente em conta!

O que você não pode fazer é deixar de aproveitar esse benefício que pode ter o valor de até um salário mínimo a mais e pode ser de grande ajuda no seu orçamento.

Então não perca mais tempo, confira a sua situação e veja como sacar o seu PIS atrasado 2020.

Leave a Reply