PIS PASEP 2020 [ Sobre: Consulta, Direito, Saque e Valor ]✅

Todos os anos o Governo paga um benefício chamado abono salarial, que é para os inscritos no PIS/PASEP. No entanto, o benefício é mais conhecido pela maioria como PIS mesmo. O que acontece é que esse benefício tem data para ser pago e também tem data para ser sacado e é por isso que é importante estar de olho no calendário do PIS PASEP 2020.

O que acontece é que o abono salarial é um benefício que tem data para ser pago e os meses de pagamento ocorrem de acordo com mês de nascimento do beneficiário, no caso do PIS, ou com o último número da inscrição do beneficiário, no caso do PASEP.

Então, se você ainda tem dúvidas sobre os requisitos, quem pode receber o benefício ou quais as datas para saque, basta continuar lendo e descobrir todos os detalhes sobre o PIS PASEP 2020.

Mas antes, você sabe o que é PIS PASEP 2020 e a diferença entre eles?

Pois bem, de uma forma geral, o PIS e o PASEP são a mesma coisa, porém, destinados a diferentes beneficiários.

O PIS é a sigla para Programa de Integração Social, e é voltado para os trabalhadores que estão empregados no setor privado. Dessa forma, ele é pago pela Caixa.

Já PASEP é a sigla para Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público, sendo voltado para os trabalhadores do setor público. Dessa forma, ele é pago pelo Banco do Brasil.

Os requisitos para o recebimento de ambos benefícios é o mesmo, mas o que muda é só o setor ao qual o funcionário pertence mesmo.

Requisitos para receber o abono salarial do PIS PASEP 2020

Pois bem, como já foi explicado, o abono salarial do PIS PASEP 2020 é um direito de todos os trabalhadores que se encaixam nos requisitos do Governo para o recebimento do mesmo.

Então, o primeiro passo fundamental é conhecer quais são esses requisitos e ver se você se enquadra neles. Dito isso, saiba que os requisitos do abono salarial PIS PASEP 2020 são os seguintes:

  • Estar cadastrado há, pelo menos, 5 anos no PIS PASEP, ou seja, já ter a carteira de trabalho por ao menos 5 anos.
  • Ter exercido função remunerada de carteira assinada por, pelo menos. 30 dias no ano-base de cálculo do benefício
  • Ter uma média mensal correspondente a até 2 salários mínimos
  • Estar devidamente declarado pelo empregador na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

Se você está de acordo com esses requisitos, então você também tem o direito a receber o abono salarial do PIS PASEP 2020.

Consulta do PIS PASEP 2020

Se você ainda está na dúvida e não tem certeza se tem mesmo direito ao saque do abono salarial do PIS PASEP 2020, fique sabendo que existem maneiras de fazer essa consulta.

No entanto, como um benefício é para servidor público e o outro é para servidores de empresas privadas, as formas de consulta são distintas. Dito isso, vamos descobrir como consultar o PIS PASEP 2020 a seguir.

Como consultar PIS 2020:

  • Acessando o aplicativo Caixa Trabalhador com seus dados
  • Através do site oficial da Caixa, que é caixa.gov.br. Selecione a opção de “Consultar Pagamentos”
  • Através da central de Atendimento da Caixa, pelo número 0800 726 0207.

Como consultar PASEP 2020:

  • Através da central de atendimento do Branco do Brasil, pelo telefone 4004 0001 para capitais e regiões metropolitanas; 0800 729 0001 para demais cidades; e 0800 729 0088 para deficientes auditivos.

Quem não tem direito ao PIS PASEP 2020?

Quem Tem Direito

Assim como foi explicado, o benefício é voltado para a integração social de alguns trabalhadores. Dessa forma, ele é oferecido seguindo algumas regras, que também determinam quem não pode recebê-lo, que são as seguintes:

  • Trabalhadores que são contratados por pessoas físicas e não jurídicas
  • Que possuem vínculos ativos com pessoas físicas
  • Trabalhadores que são contratados sem carteira assinada, mesmo com FGTS
  • Funcionários que recebem mais de dois salários mínimos por mês
  • Trabalhadores que tenham carga horária reduzida, como é o caso do Aprendiz Legal.

Onde e como sacar o PIS PASEP 2020

O pagamento do PIS PASEP 2020 é realizado, como já foi explicado antes, pela Caixa no caso do PIS e pelo Banco do Brasil no caso do PASEP. Para que se possa ter acesso a esse benefício, é importante ter o Cartão Cidadão e também a senha cadastrada para uso no caixa eletrônico.

Caso você não tenha o cartão, pode se dirigir até uma agência do respectivo banco e solicitar o atendimento para poder sacar o seu benefício. No caso do PIS, a consulta também pode ser feita em uma casa Lotérica.

Lembre-se de sempre levar consigo um documento de identificação para que possa ser devidamente atendido. Mais do que isso, não perca o calendário do abono salarial pois é através dele que você sabe a partir de que mês o benefício estará liberado para você.

Pronto, agora você já sabe o que é o PIS PASEP 2020 e como aproveitar esse benefício que está disponível para milhares de trabalhadores no Brasil!

Leave a Reply