PIS PASEP Consulta (Direito, Valores, Saques e Calendário)✅

Todos os anos, os trabalhadores inscritos no PIS e no PASEP podem receber até um salário mínimo a mais, bastando que se enquadrem nos pré-requisitos estabelecidos. Nesse caso, se você tem dúvidas sobre o tema, é importante saber como fazer uma PIS PASEP consulta.

O fato é que o trabalhador que tem direito a esses benefício precisa ficar atento às datas de saque, o valor oferecido e outros detalhes referentes a ele, para que não arrisque perder dinheiro.

No entanto, sabemos que esses programas do Governo podem ser mesmo um tanto confusos e é por isso que hoje vamos falar um pouco sobre o PIS PASEP consulta, como realizar e como ficar de olho nas datas, acompanhe.

Como funciona o PIS PASEP?

PIS Consulta

Antes mesmo de aprender como fazer um PIS PASEP consulta, é essencial entender de que se tratam esses programas e como eles podem ajudar a vida dos trabalhadores que se enquadram em seus requisitos.

Pois bem, para começar, fique sabendo que o PIS é o Programa de Integração Social, sendo que seus pagamentos são administrados pela Caixa e ele é voltado para os funcionários de empresas do setor privado.

Já o PASEP é o Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público. Embora ele seja muito similar ao PIS, ele é administrado pelo Banco do Brasil e ele é voltado para os funcionários de empresas do setor público.

De uma forma geral, ambos programas têm a mesma finalidade, que é incentivar a participação social e favorecer a construção de patrimônio dos trabalhadores de diferentes áreas.

Nesses casos, as empresas fazem contribuições mensais que vão para a formação de um fundo em nome do Programa. É esse o fundo que é utilizado para custear uma série de benefícios dos trabalhadores, tais como o seguro desemprego, auxílio doença e também o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

O número do PIS e do PASEP é dado ao trabalhador assim eu ele faz a sua primeira carteira de trabalho e consiste em uma sequência de 11 números que serve como identificação do mesmo nas bases de dados dos programas.

Há muitos anos o Governo decidiu unir o PIS e o PASEP, criando o PIS/PASEO, que possibilita que tanto os trabalhadores de empresas públicas quanto os trabalhadores de empresas privadas possam, ter direito aos benefícios assegurados por lei.

Quem tem direito ao PIS PASEP

Se você chegou até aqui e quer fazer um PIS PASEP consulta, possivelmente é porque tem dúvidas a respeito de quem pode receber esse benefício e a verdade é que isso não é nada incomum mesmo.

A primeira coisa que precisa ser dita é que todos os trabalhadores que trabalham com carteira assinada, já estão automaticamente inscritos no PIS PASEP, não sendo necessário fazer nada mais para isso.

No entanto, anualmente, o Governo oferece um benefício chamado abono salarial, que é apenas um dos benefícios que é custeado por esses fundos.

No entanto, o que acontece é que o pagamento do abono salarial tende a ser o benefício mais recorrente dos programas e é por isso que ele acabou ficando conhecido como PIS ou PASEP.

Justamente por isso que não é nada incomum ver alguém dizendo que vai sacar o PIS quando, na verdade, vai fazer o saque do abono salarial.

Pois bem, falando sobre o abono salarial, ele é um benefício que pode ser sacado por todos os trabalhadores que se enquadram dos requisitos pré-estabelecidos, que são os seguintes:

  • Estar cadastrado há, pelo menos, 5 anos no PIS PASEP
  • Ter uma média mensal de salário que não ultrapasse 2 salários mínimos
  • Ter trabalhado ao menos por 30 dias no ano base de cálculo, que podem ser dias corridos os somados
  • Estar com as informações devidamente comunicadas na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), que é de obrigação da empresa contratante

Se você estiver de acordo com esses requisitos, você poderá receber o seu benefício anual do abono salarial. No entanto, se você ainda tiver alguma dúvida, basta fazer um PIS PASEP consulta.

PIS PASEP consulta

O trabalhador que está em dúvidas a respeito do recebimento de benefícios, pode ir até uma agência da Caixa (para os inscritos no PIS) ou do Banco do Brasil (para os inscritos no PASEP) e realizar uma PIS PASEP consulta.

O benefício pode ser consultado no terminal de autoatendimento mesmo, não sendo necessário esperar por atendimento.

Uma outra opção é acessar o portal da Caixa ou do Banco do Brasil e acessar a conta para ter mais informações a respeito dos programas e benefícios.

Caso a dúvida permaneça, você ainda pode consultar o Aplicativo Caixa Trabalhador, que oferece inúmeras informações aos trabalhadores.

Se quiser, também pode ligar para a Central de Atendimento da Previdência Social através do número 135, ou para a Central de Atendimento da Caixa, através do número 0800 726 02 07.

Vale lembrar que a central de atendimento da Caixa tem ligação gratuita e a da previdência tem um custo de chamada local.

Pronto, agora você já sabe melhor como fazer um PIS PASEP consulta e descobrir mais detalhes sobre seus direitos e benefícios de trabalhador.

Leave a Reply